share

Ser Estudante & Ter Uma Vida Saudável: É Possível?

by
Ser Estudante e Ser Saudável

Entre trabalhos de casa, projectos, testes e ter o mínimo de vida social, pode tornar-se complicado para os estudantes terem um estilo de vida saudável. E quando se fala em vida social também se encontram, desde logo incluídos, jantares, noitadas, cafés com os amigos, passar tempo com o namorado/a.

Além disso, ainda há quem tenha de se mudar para outra cidade para continuar os estudos, acréscimo esse que incluí tarefas domésticas e deslocações. Tudo isto se torna um pouco complexo para quem está a aprender a organizar tarefas do dia-a-dia e estudo.

Surge então a questão: ser estudante e ser saudável é possível? Claro que sim!

Vão ser mencionadas algumas dicas para que possas manter-te saudável ao longo dos anos de faculdade. A falta de saúde ou a fraca saúde podem levar rapidamente ao stress, problemas de auto-estima, mau humor, doença e fadiga. Está atento aos sinais do teu corpo e cuida da tua saúde.

 

A Importância da Nutrição

A alimentação deve sempre ser o mais saudável possível, tentando incluir na dieta quatro porções de fruta e cinco de vegetais por dia. Deves comer cereais, produtos lácteos magros e bastantes fontes de proteína tais como o peru (carne branca) em vez de alimentos gordos.

As quantidades são muito importantes, não devem ser em demasia nem escassas, procura sempre uma medida intermédia.

Abastece o frigorífico com comida saudável, iogurtes magros, cenouras, maçãs — tudo isto são exemplos de snacks saudáveis. São também alimentos acessíveis a nível monetário, o que muitas das vezes acaba por ditar qual a tipologia de refeições feitas.

Alimentação Saudável
  • Facebook
  • Pinterest
  • Tumblr

Muitas das compras são feitas com base no orçamento mensal de cada estudante e a alimentação acaba por ser uma das coisas que sai mais prejudicada. Os alimentos mais saudáveis são muitas das vezes mais caros mas há opções acessíveis.

Um óptimo snack para acompanhar uma peça de fruta ou iogurte são os frutos secos, as bolachas marinheiras ou até bolachas de arroz/milho. Qualquer uma das três opções pode ser encontrada em qualquer supermercado.

 

Pratica Exercício Físico

Os estudantes a partir dos 17 anos devem fazer pelo menos duas horas e meia de exercício físico semanal. É importante que estes mínimos sejam cumpridos nem que seja como forma de libertação de stress.

Encontra um desporto que gostes, vai a pé ou de bicicleta para a faculdade em vez de utilizares os transportes públicos. Há inúmeras actividades que podes fazer para te manteres activo e a falta de tempo não pode ser desculpa. Se optares por um desporto, vê qual a oferta que a tua faculdade tem, quais os treinos, os horários, etc. Isto pode ser também uma forma de criares laços com outras pessoas e de ganhares motivação extra.

Se fores uma pessoa que prefere fazer o teu treino individualmente, podes sempre ver se tens um ginásio perto de casa ou até na faculdade.

O importante aqui é que não se caia na inércia e se procure manter um estilo de vida activo e saudável.

 

Hábitos Saudáveis

É importante criar hábitos rotineiros ou um padrão que nos permita andar menos stressados. Por exemplo, organizar aquilo que temos de fazer semanalmente ou diariamente, consoante a quantidade de tarefas. Desta forma temos as tarefas calendarizadas e apontadas de modo a não nos esquecermos de nada. Ter uma agenda é sempre uma boa opção.

Outra forma de evitar stress é não procrastinar. O tempo é muito precioso e quando está contado é importante não o desperdiçar.

Procrastinar: Amanhã Eu Faço
  • Facebook
  • Pinterest
  • Tumblr

Pede ajuda sempre que necessário, certamente tens amigos ou colegas que já passaram por isso e que não se importam de te ajudar. Não é uma vergonha pedir ajuda, quer seja para fazer um trabalho quer seja com algum problema doméstico. Isso ajuda a que o stress seja menor e, mais que não seja, a perceber com quem podes contar.

 

Dicas e Segurança

Apesar de muitas das vezes os horários serem caóticos, deves dormir pelo menos 7 horas por noite. Independentemente de quando fazes esta pausa, é importante que o teu corpo descanse e recupere para no dia seguinte estar mais funcional e a 100%.

Está comprovado que a falta de sono é prejudicial para a vida académica e para as relações pessoais. Para além disso, pode baixar as defesas imunológicas do organismo e tornar-te mais susceptível à doença.

Nunca saltes o pequeno-almoço, é a refeição mais importante do dia. É a primeira refeição que fazes quando acordas e é extremamente importante que o teu corpo reponha aquilo que perdeu durante a noite (sim nós consumimos calorias durante o sono!). O pequeno-almoço é o primeiro “combustível” que o teu corpo tem para o alimentar durante o dia.

É importante que mesmo estando a morar noutra cidade, mantenhas uma alimentação saudável e pratiques exercício físico. O ideal é procurar praticar um desporto que se goste, caso contrário desmotivamos rapidamente e desistimos. Se não gostares de nenhum desporto em particular, tens sempre a opção do ginásio. Aqui tens a opção de fazer um treino individual ou de ir a aulas dos mais variados géneros.

 

Se tiveres alguma dica ou hábito que tenhas no teu dia-a-dia e que te faça sentir bem, podes sempre partilhar connosco nos comentários.

Tags:
Fitgress
Close Cookmode
Já viste as coisas boas que o Fitgress tem no feed? INSTAGRAM
X

Pin It on Pinterest