partilhar

8 Formas de Ser Saudável Quando Estás Muito Ocupado

8 Dicas Para Te Manteres Saudável Quando Estás Muito Ocupado

Na maioria dos dias és capaz de cumprir a tua lista de to-do’s. Preparar as marmitas para a semana, praticar exercício físico, tratar das tarefas domésticas. Mas toda a gente sabe que há dias mais imprevisíveis, nos quais é fácil deixar as coisas por fazer. Acontece mesmo às pessoas mais organizadas mas há sempre um lado positivo. É bastante fácil incorporar hábitos mais saudáveis nestes dias. Não é sobre ser perfeito, é sobre estar preparado.

Deixamos-te alguns depoimentos de pessoas especialistas na área da saúde e do fitness acerca de como te manteres saudável quando estás muito ocupado.

 

1. Faz Um Kit Saudável

Em vez de cosméticos, anda sempre com um kit de snacks na tua bolsa pessoal. Convém que este tipo de snacks não tenha uma data de validade muito curta. Para além disso, podes incluir um elástico de resistência (daqueles que é usado nas aulas de CX), uma bola de massagem, headphones e elásticos para o cabelo. Assim, quando tiveres tempo para ti, podes aproveitar para descomprimir do stress ou para fazer algum exercício físico.

2. Anda Enquanto Falas

Uma boa forma de praticares alguma actividade física passa por quando estás ao telefone, que o faças a andar. Coloca os phones e anda no escritório ou opta por fazer um agachamento estático na parede. Se optares pelo agachamento, afasta-te cerca de um passo da parede e inclina-te para trás. De seguida desce o tronco até que os teus joelhos façam um ângulo de 90º e as tuas coxas estejam paralelas ao chão. Quanto mais baio estiveres, mais trabalhas as coxas e os glúteos. Se tiveres entre 5 a 10 chamadas por dia com a duração de 5 minutos, tens aí uma óptima forma de praticar exercício. Andar também é uma óptima opção, permitindo também que queimes calorias e que ganhes energia durante o dia.

3. Torna a Água Mais Saborosa

Beber água não só tira a sede como previne a sensação de te sentires esfomeado. Para além disso, combate a fadiga e o mau humor. É essencial beberes água durante o dia, por isso deves sempre andar com uma garrafa ou recipiente com essa finalidade. Há mesmo garrafas que possuem uma espécie de infusor que permite dar algum sabor à água. Podes adicionar limão, ervas ou até mesmo optar por fazer chá frio ou quente.

4. Pára. Respira. Repete.

Quando começares a sentir stress acumulado, lembra-te de abrandar e respirar fundo. Isto permite-te acalmar o ritmo cardíaco fazendo com que em vez de reagires, optes por responder. Dá uma chance a esta dica. Inspira profundamente e conta até 20 na tua cabeça. Expira e repete o processo até que regresses a um estado calmo. Este exercício de respiração simples ajuda-te a acalmar e a retomar o equilíbrio. Tenta fazer este tipo de exercício antes de uma reunião ou momento importante. É como uma pequena pausa num dia stressante, independentemente do local onde estejas.

5. Arranja Tempo para um Mini Treino

Quando tens um dia muito preenchido, opta por um AMRAP (As Many Reps As Possible). Mete o relógio a contar e faz um treino de alta intensidade, fazendo o máximo número de repetições possíveis. Podes optar por 30 jumping lunges, 20 crunches, 15 agachamentos com salto, 10 flexões e 5 fundos de tríceps. A ideia é fazeres o máximo número de séries possível durante os 10 minutos.

6. Come Algo Doce

Procura andar sempre com um snacks mais adocicado para os momentos mais críticos. Opta por chocolate preto (mínimo 70% de cacau e sem adição de açúcar) ou por uma pequena porção de tâmaras. Podes também optar por combinar ambas. Assim, tens uma espécie de mini sobremesa sem sentires a “culpa” de ingerir açúcares refinados.

7. Usa Óleos para Aliviar o Stress

Para ajudar a aliviar o stress, opta por ter óleos como lavanda ou gerânio no teu local de trabalho ou estudo. Este tipo de óleos ajudam a manter a concentração e a calma mesmo nos dias mais caóticos. A loção de camomila também pode ser uma boa opção, tendo também o benefício de hidratar a pele.

8. Compra um Pedómetro

Há muita gente que se desloca para todo o lado a pé. Reuniões, ida ao ginásio, ida ao café, saídas com amigos, etc. O ideal para este tipo de pessoas é optar por comprar um relógio com pedómetro. Assim temos acesso à média de passos diária assim como as calorias que despendemos enquanto andamos. É importante andar pelo menos 30 minutos por dia e porque não fazê-lo ao ar livre e durante uma pausa? Isto permite-nos relaxar e simultaneamente praticar alguma actividade física.

Artigos Relacionados

Fitgress
Fechar Modo Cozinha

Pin It on Pinterest