partilhar

10 Exercícios Para Tonificar o Corpo de Forma Eficaz

por
Exercícios_Transformar_Corpo

Estás à procura de exercícios para tonificar o corpo? Há uma série de exercícios que te podem ajudar a atingir o teu objectivo físico. São exercícios bastante simples mas eficazes para fortalecer o teu corpo e queimar calorias indesejadas.

Fazer estes exercícios serão meio caminho andado mas não será tudo. Terás de comer de forma saudável e dormir o número de horas suficientes de forma regular.

Não percas mais tempo e aprende estes dez exercícios para tonificares o teu corpo de forma eficaz.

1. Saltar à Corda

Quando foi a última vez que saltaste à corda? Talvez tenha sido há muito tempo mas saltar à corda é uma forma barata (e de fácil transporte) de fazer exercício em qualquer lado. Este tipo de exercício queima mais calorias por minuto do que qualquer outro exercício. Salta à corda é também extremamente divertido.

Uma das melhores coisas em saltar à corda é que podes fazê-lo com os teus irmãos mais novos, filhos ou até mesmo amigos.

Saltar à corda é uma forma muito eficaz de fazer um treino de cardio, especialmente quando estás em viagem. Como é tão fácil de transportar, caberá facilmente numa mala de viagem. Para além disso, acaba por ser uma forma de não teres de procurar um ginásio quando vais de férias e queres praticar desporto.

Quem disse que saltar à corda era só para crianças?

2. Agachamentos

Os agachamentos (ou squats) são exercícios compostos, trabalhando mais do que um grupo de músculos. É um exercício poderoso que ajuda a tonificar glúteos, fortalece o corpo e queima muitas calorias.

Como fazer squats?
  • Facebook
  • Pinterest
  • Tumblr

Para queimar ainda mais calorias e aumentar o ritmo cardíaco podes optar por agachamentos com salto (jumping squats). Ou então podes também ficar em agachamento estático com pesos nas mãos que ajuda a aumentar a resistência.

Fazer agachamentos regularmente é uma das melhores formas de transformares o teu corpo assim como melhorar a tua saúde física. Se estás todo o dia sentado no trabalho ou em casa, estás exposto a um maior risco a nível de saúde. Porque não fazer alguns agachamentos enquanto esperas que o jantar cozinhe ou enquanto o computador faz actualizações? Por vezes o multitasking é muito benéfico.

3. Flexões

Muita gente evita fazer flexões porque é um exercício difícil tecnicamente. Porém é um exercício que pode fazer maravilhas ao teu corpo!

Há inúmeras formas de fazer flexões que por sua vez trabalham músculos diferentes dos ombros e dos braços. Tenta variar no tipo de flexão que fazes de modo a não ser tão aborrecido para ti.

Para além de trabalhares os músculos superiores, também trabalhas o core.

Fazer flexões alguns dias por semana vai ajudar-te a tonificar mais os braços e, de um modo mais geral, o corpo todo.

Estas são também benéficas para o coração e para a saúde cardiovascular, ajudando também a melhorar a postura. Tenta sempre certificar-te que estás a fazer flexões de forma adequada. Se as fizeres com as costas esticadas vais reduzir a dor de costas e evitar possíveis lesões.

4. Afundos

Para tonificares os músculos das pernas tenta fazer afundos/lunges. Estes permitem resultados incríveis porque isolam cada perna individualmente, ajudando a transformar o corpo.

Para adicionares um pouco de cardio ao movimento, tenta optar por afundos com salto (jumping lunges) ou a pulsar (pulse lunges). O que é sugerido é fazer três séries de 10 afundos por dia para obteres bons resultados.

Como os afundos são uma óptima forma de ganhares força muscular e de tonificação, porque não fazê-los todos os dias? Mesmo tendo um horário super preenchido, podes sempre arranjar tempo para fazer uns quantos.

5. Nadar

Nadar é uma forma super eficaz de exercitar o corpo, já para não falar nos resultados que traz para o mesmo. É uma forma de melhorar o core e de trabalhar grupos de músculos diferentes.

Nadar traz imensos benefícios para a saúde: ajuda a reduzir a pressão sanguínea, fortalece o coração e melhora a capacidade aeróbica.

6. Correr

Há muitos benefícios em correr. Ajuda a aliviar o stress, melhorar a condição cardíaca, reduz o risco de depressão, queima calorias e melhora a saúde de uma forma geral.

Correr pode mesmo mudar o teu corpo como nenhum exercício o faria. Ajuda a tonificar e fortificar os músculos das pernas e torna-as mais finas e definidas.

É um exercício que não requer qualquer tipo de material específico e que pode ser feito em qualquer lugar do mundo.

Se não gostas de correr podes sempre optar por um jogging, que também traz benefícios semelhantes aos da corrida.

Exercícios Para Tonificar o Corpo
  • Facebook
  • Pinterest
  • Tumblr

7. Bicicleta

Pedalar é uma forma de suar e tonificar as pernas. Há até modalidades que estão incorporadas em aulas nos ginásios, que são mais intensas mas que trazem óptimos resultados.

Andar de bicicleta ajuda a fortalecer as pernas, os braços e as costas, ajudando também a melhorar a condição cardíaca. É uma das formas mais fáceis de praticar exercício físico para além de ser um óptimo meu de transporte.

Ajuda-te a ficar em forma, a poupar dinheiro e é bom para a saúde.

8. Exercícios Com Pesos

Fazer exercícios com pesos é óptimo para os braços. Há múltiplas variações, podendo sempre optar por numa fase inicial por pesos mais leves e progressivamente ir aumentado a carga.

Tenta fazer este tipo de exercícios de pé ou sentado, com ambos os braços ou alternado. Se queres ter resultados mais visíveis tenta fazer este tipo de exercícios 3-4 vezes por semana.

9. Elevações de Pernas

Elevações de pernas podem ser feitas em quase qualquer lado e sem quaisquer custos adicionais.

Há várias modalidades, fortalecendo os mais variados músculos das pernas. Há exercícios para tonificar glúteos, gémeos e quadríceps. Depende muito de qual o objectivo de cada um mas sem dúvida que este tipo de exercício é óptimo para tonificar e fortalecer as pernas.

10. Prancha

A prancha é um exercício que trabalha todo o corpo e que é extremamente simples.

Como fazer prancha?
  • Facebook
  • Pinterest
  • Tumblr

Tal como acontece com as elevações de pernas, pode ser feita em qualquer lado. Podemos sempre evoluir, tentando estar mais tempo nesta posição ou fazendo variações da prancha.

No início é um exercício que não é muito fácil de executar, quer pelo tempo que temos de estar estáticos, quer pela postura correcta a adoptar. Porém, é uma forma rápida e eficaz de tonificar o corpo.

 

Certamente já conheces grande parte dos exercícios para tonificar o corpo que te apresentamos neste artigo mas já fazes algum com regularidade? São todos de fácil execução e com o tempo notarás grandes melhorias no teu corpo. Força!

Tags:
Fitgress
Fechar Modo Cozinha
Já viste as coisas boas que o Fitgress tem no feed? INSTAGRAM
X

Pin It on Pinterest