partilhar

As Piores Dicas de Dieta que os Nutricionistas já Ouviram

Piores Dicas de Dieta

Cada vez que surge uma nova tendência na área das dietas, toda a gente se torna um adepto devoto da mesma. Com todas as dietas com gorduras “boas” e sem lactose que andam por aí, a vida saudável torna-se confusa.
Contudo, não é assim tão difícil perceber quais são as “falsas” dietas e as boas dietas. Aqui estão reunidas as piores dicas de dieta que os nutricionistas já ouviram. Para além disso, sugerem também aquilo que deve ser feito.

 

1. Não Comer Depois das 20 horas

Especialmente para aqueles que fazem exercício à noite, isto não é possível. Se vais deitar-te daí a uma ou duas horas, deves ingerir até 500 calorias.

Comer uma refeição equilibrada às 19, 20 ou até mesmo às 21 horas, é completamente saudável. A não ser que a refeição envolva ingerir uma percentagem significativa das calorias diárias. Aí, se comeres alimentos ricos em gorduras, vais contribuir para o aumento da tua massa gorda.

Certifica-te que a refeição é equilibrada e inclui cereais, vegetais e um pouco de proteína.

 

2. Quando Estás com Fome, Mastiga uma Pastilha ou Come Aipo

Ignorar a fome não vai fazer-te poupar calorias e muito menos ajudar-te a perder peso. Pode, na verdade, ripostar.

As pessoas que não comem quando têm fome acabam por comer mais quando fazem uma refeição. Mesmo que estejas a tentar perder peso, é importante que comas snacks com nutrientes – fibra e proteína. Isto ajuda-te a aguentar até à tua próxima refeição. E nunca comas alimentos baixos em calorias como o aipo. Isso não vai acrescentar nada à tua fome – se queres comer aipo, adiciona-lhe manteiga de amendoim.

Mastigar pastilhas pode ajudar a distrair-te se estás com algum desejo. Contudo não é uma solução se estás mesmo com fome.

 

3. Para Perderes Peso, Come Menos e Faz Mais Exercício Físico

A pior dica para uma dieta é “comer menos, fazer mais exercício”. É tão útil quanto “compra barato e vende caro para seres milionário” na gestão ou “anima-te” numa depressão. Não ajuda, não é nada que todos não saibam.

Quanto mais o mundo acredita que a solução para a obesidade é simples e directa, mais o mundo fica à espera que os seus valores diminuam. Se a gestão financeira fosse assim tão simples, o mundo seria mais magro.

 

4. Bebe Bebidas Light em vez de Bebidas Normais

Estudos comprovaram que as bebidas light podem estar associadas com um maior risco de síndrome metabólico e diabetes tipo 2. Opta por beber água ou chá verde.

 

5. Corta nos Hidratos

Para muitos especialistas, este conselho fá-los tremer. Não se deve dizer a ninguém para eliminar um grupo alimentar. Especialmente se queres ser saudável a longo prazo. Em vez disso as pessoas devem ser instruídas para introduzirem as comidas que adoram de forma saudável.

Aproveitar a 100% os cereais, aprender quais as porções adequadas e escolher toppings nutritivos. Isto é exactamente aquilo que deve ser transmitido.

 

6. Faz uma “Limpeza” para Perder Peso

Os teus rins e fígado fazem essa limpeza (ou detox como é comummente conhecido) por eles próprios. Não precisas de te pôr com dietas detox malucas para isso. Manteres o teu corpo sem calorias e a beber bebidas desintoxicantes só põe em perigo o teu sistema digestivo. Claro que podes perder peso mas não é porque não estás a comer. Uma vez que tornes a comer de forma normal, voltas a engordar.

 

7. Abdica do Açúcar

Muitas pessoas vêm o açúcar como um inimigo. Está comprovado que o excesso de calorias proveniente dos açúcares adicionados pode contribuir para o aumento do peso.

Açúcar de mesa, xarope, gomas, bolos também estão ligados a doenças como a diabetes. Mas nem todos os açúcares são criados da mesma forma. Fontes naturais de açúcar como fruta fresca e produtos magros e sem lactose são nutrientes chave. No limite, adicionar pouco açúcar num contexto rico em nutrientes e numa dieta equilibrada por ser saudável.

 

8. Não te Preocupes com a Gordura Saturada

Apesar dos headlines, as gorduras saturadas não estão de volta. Elas continuam a aumentar o colesterol e a aumentar o risco de doença cardíaca e cancro. Os únicos alimentos que contêm gorduras saturadas e que ajudam a prevenir doenças cardíacas são as sementes e as nozes.

 

Tens alguma “dica” que se enquadre na lista? Quando se procura perder peso talvez o melhor seja procurar fontes credíveis ou um especialista da área, não acreditando em todo o tipo de dietas. A melhor dieta é aquela em que se come, mas come-se bem e saudável. Com o tempo os resultados aparecem!

Artigos Relacionados

Fitgress
Fechar Modo Cozinha

Pin It on Pinterest