Incluir exercício físico na rotina diária pode parecer uma tarefa impossível devido a diversos factores, tais como o cansaço, a falta de tempo ou o stress. Os três factores referidos são inevitáveis ao final de um dia de trabalho, no entanto, muitas são as pessoas que, de qualquer modo, não deixam de aderir à actividade física.
A razão pela qual algumas pessoas superam as dificuldades e aderem ao exercício físico são os benefícios. O exercício físico tem o poder de minimizar os efeitos negativos que o corpo e a mente sofrem ao longo do dia, levando-o, mesmo, a um estado de calma.
Sendo este tão benéfico para o corpo humano, é necessário encontrar uma forma de incluir o exercício físico na rotina diária. Alguns dos truques mais usados encontram-se abaixo.
Como incluir o exercício físico na rotina?
Os truques que se encontram abaixo são excelentes formas de incorporar o exercício físico na rotina, no entanto, nem todos irão resultar de forma idêntica para todas as pessoas. Cabe-lhe a si recolher toda a informação e adequá-la ao seu caso em específico.
Os truques mais comuns encontram-se de seguida.
-
Tenha um plano de exercícios
Encontrar tempo para exercício físico na rotina diária é muito mais simples do que muitos imaginam. Uma das formas de estudar o seu tempo e encontrar lacunas para preencher com actividade física é através da criação de um plano de exercícios. Através do uso desse plano, existe maior probabilidade de não deixar passar os compromissos com a nova actividade.
Imagine que, na segunda-feira, entra uma hora mais tarde no seu trabalho. Pode acordar no mesmo horário e aproveitar essa hora para ir ao ginásio ou fazer uma corrida matinal.
-
Aproveite pequenos momentos
Uma excelente forma de incorporar exercício físico na rotina é através dos pequenos momentos. Uma atitude que pode ser tomada quanto a esses momentos é, por exemplo, ir a pé para o trabalho e deixar o carro em casa. Se preferir, pode usar a bicicleta. Desta forma está a converter o tempo que desperdiçava em viagens de carro ou transportes públicos em actividade física.
-
Use a hora de almoço
O que parece uma loucura pode, realmente, ser uma excelente forma de introduzir o exercício físico na rotina. As horas de almoços, geralmente, têm a duração de uma hora, portanto porque não procurar se existe um ginásio perto de si ou aproveitar uma caminhada? Esta é uma excelente alternativa se comparar com ficar sentado a almoçar uma sandes.
Se fizer uma média de 30 minutos de treino e tomar um duche de 5 minutos – caso tenha possibilidade –, sobram-lhe uma média de 20 minutos, caso desconte as viagens até ao local de treino. Em 20 minutos pode almoçar uma deliciosa salada de batata doce e voltar ao trabalho.
Esta técnica, além de ajudá-lo a rentabilizar o tempo, também será uma excelente forma de recuperar energias após uma manhã de trabalho intenso.
-
Faça exercício em grupo
Faça um grupo de exercício pois essa será uma excelente forma de integrar exercício físico na rotina diária. Estar em contacto com pessoas que partilhem os mesmos objectivos ou a mesma paixão é uma excelente forma de permanecer motivado.
Uma outra vantagem surge quando falta motivação para treinar. A si pode faltar, mas ao seu colega não lhe falta e, dessa forma, ele irá motivá-lo a sair e ir treinar. Quanto maior for o grupo, maior será a probabilidade de alguém o motivar a cumprir o seu objectivo.
Esses grupos podem ser ligados a desportos, como futebol, mas também a aulas ou treinos de ginásio. Se quer continuar com o seu objectivo em pé, use esta estratégia.
-
Faça exercício em casa
Com a chegada do tempo frio, a probabilidade de ficar em casa será maior. Muitos dos programas de exercícios são abandonados nesta época do ano. Para evitar que tal ocorra consigo, exercite-se em casa.
Graças aos avanços da tecnologia é possível exercitar-se em casa com o auxílio de vídeos online ou DVD’s. Pode encontrar exercícios de todos os tipos, mais ou menos localizados. Alguns necessitarão de material especializado, outros irão trabalhar com o peso do seu corpo, oferecendo excelentes resultados. Não existe desculpa para não treinar!
-
Use a competição
Encontrar tempo na sua rotina para dedicar à actividade física é simples, mas nem sempre existe motivação para tal. Portanto, uma das formas de o fazer, é mantendo-se motivado. Uma excelente forma de manter a motivação durante o processo é o uso da competição.
A competição, na sua maioria, é conseguida em desportos colectivos, no entanto, essa não tem que ser realizada, apenas, contra outras pessoas, pode ser realizada contra si próprio. Supere-se a cada treino. Registe a evolução do seu trabalho. A competição pode ser a melhor solução para manter o exercício físico na rotina.
-
Acima de tudo, mantenha-se activo
O importante é, apenas, integrar exercício físico na rotina. Se não se exercitar por uma hora, exercite-se por 30 minutos. Se não conseguir, faça 15 minutos. Existe, inclusivamente, um método para o ajudar a manter-se activo nos dias de preguiça, o Método Kaizen.
Em que consiste o Método Kaizen?
O Método Kaizen consiste em, nos dias de preguiça, focar-se na actividade, neste caso física, durante um minuto. Um minuto passa depressa e, de certo, não terá tanto problema em começar se souber que apenas estará um minuto em actividade, certo?
A conclusão a que se chega é que, após o minuto, existem dois caminhos possíveis: ou estará motivado o suficiente para fazer 5 minutos seguidos – ou mais – ou terminará nesse minuto. Seja qual for a escolha, não se sentirá culpado por não fazer a actividade física e, no dia seguinte, estará motivado para voltar a treinar.
Com os sete truques acima, conseguirá incorporar o exercício físico na sua rotina diária. Não se esqueça de adaptar todos os truques ao seu caso em específico e pratique, sempre que necessário, o Método Kaizen. Lute e alcance o estilo de vida fit que sempre desejou.