share

Dicas Para Tornar a Fazer Exercício Físico Depois de Longa Paragem

by
Artigo: Dicas para Tornar a Fazer Exercício Físico Depois de uma Longa Paragem

Há diversas razões para pararmos de treinar durante um longo período de tempo. Podemos ter sofrido lesões, ter tido um filho, ter começado a trabalhar, ter mudado de cidade, etc.

Quando voltamos a praticar algum tipo de actividade física é importante ter consciência de algumas coisas. Uma delas é que o nosso corpo nos vai parecer diferente e não vai estar ao nível que esteve anteriormente. Outra é que vamos ter mais propensão para nos lesionarmos e sentir cansaço.

Quando fazemos uma pausa na nossa rotina de exercício físico há algumas mudanças que ocorrem no nosso corpo:

  • Os pulmões perdem elasticidade, tornando a respiração mais complicada e mais dolorosa..
  • O volume sanguíneo também decresce o que se reflecte em veias mais pequenas e com menos oxigenação.
  • Por consequência o nosso coração vê-se obrigado a um maior esforço, aumentado o ritmo cardíaco

Há porém algumas dicas para tornar a fazer exercício físico depois de uma longa paragem que podem ajudar.

1. Consulta o teu Médico

Fazer uma pausa na actividade física, por muito curta que seja, vai rapidamente fazer-nos ficar em baixo de forma. Retomar este tipo de rotinas requer uma atenção especial no que toca à saúde de uma forma mais generalizada.

É recomendável marcar uma consulta de medicina geral ou até com o nosso médico de família. É crucial esta consulta para quem teve uma lesão ou tem problemas crónicos como por exemplo diabetes ou artrite.

Este acompanhamento inicial pode ajudar-nos a perceber qual a melhor forma de voltar à actividade física e ajudar-nos durante o processo.

2. Começa Devagar

Quando tornas a fazer exercício físico depois de uma longa paragem lembra-te de começar devagar. Não queres certamente que o teu corpo ceda à pressão e tornes a ter uma lesão. É muito importante que tenhamos noção que o nosso corpo precisa de um período de adaptação.

Devagar ou rápido… 1 quilómetro é 1 quilómetro.

Podemos retomar ao plano de treino que tínhamos mas com uma carga inferior. Por exemplo:

  • Se no passado estávamos habituados a correr, devemos retomar com caminhadas. Depois das caminhadas passamos para o jogging e só depois para a corrida.
  • Se fizemos treinos de força devemos reduzir a carga para cerca de metade. Numa fase inicial devemos treinar cerca de duas a três vezes por semana e em sessões de no máximo 45 minutos.

O aquecimento deve ser de longa duração e devemos sempre fazer um arrefecimento de modo a acalmar os músculos e os tendões evitando lesões. À medida que avançamos, geralmente durante a sexta semana, podemos incluir mais treinos semanais e aumentar a duração dos mesmos.

Sabes que estás pronto a evoluir quando o teu plano de treinos já não é suficientemente desafiante.

Dicas Para Tornar a Fazer Exercício Físico
  • Facebook
  • Pinterest
  • Tumblr

3. Desfruta da Actividade Física

A razão número um para as pessoas desistirem de praticar exercício físico é o aborrecimento. Quando escolhemos o tipo de actividade física para voltar a ficar em forma, é importante que gostemos e estejamos entusiasmados com a mesma.

Enquanto não houver aquela motivação e gosto pelo exercício físico, podes sempre optar por passear o cão diariamente (caso o tenhas), o que acaba por ser proveitoso para ambos, fazer o teu treino diário enquanto vês as tuas séries ou programas de televisão favoritos, etc.

4. Sê paciente

Os resultados não aparecem de um dia para o outro. É importante que tenhamos noção que demora um certo tempo para que estejamos outra vez em boa forma física. O nosso corpo adapta-se às adversidades e normalmente depois de 6 semanas volta ao normal.

Há que confiar nos sinais que o nosso corpo nos envia e ter atenção à fadiga para ver quando atingimos o limite num treino.

É portanto essencial ter cuidado e nunca aguentar até estarmos cheios de dores para parar num treino ou fazer demasiado esforço poderá resultar numa nova lesão que obrigará a uma nova pausa na nossa rotina de exercício físico.

 

Tags:
Fitgress
Close Cookmode
Já viste as coisas boas que o Fitgress tem no feed? INSTAGRAM
X

Pin It on Pinterest