partilhar

7 Formas de Incluir Exercício Físico na Rotina

por
7 Formas de Incluir Exercício Físico na Rotina

Incluir exercício físico na rotina diária pode parecer uma tarefa impossível devido a diversos factores, tais como o cansaço, a falta de tempo ou o stress. Os três factores referidos são inevitáveis ao final de um dia de trabalho, no entanto, muitas são as pessoas que, de qualquer modo, não deixam de aderir à actividade física.

A razão pela qual algumas pessoas superam as dificuldades e aderem ao exercício físico são os benefícios. O exercício físico tem o poder de minimizar os efeitos negativos que o corpo e a mente sofrem ao longo do dia, levando-o, mesmo, a um estado de calma.

Sendo este tão benéfico para o corpo humano, é necessário encontrar uma forma de incluir o exercício físico na rotina diária. Alguns dos truques mais usados encontram-se abaixo.

 

Como incluir o exercício físico na rotina?

Os truques que se encontram abaixo são excelentes formas de incorporar o exercício físico na rotina, no entanto, nem todos irão resultar de forma idêntica para todas as pessoas. Cabe-lhe a si recolher toda a informação e adequá-la ao seu caso em específico.

Os truques mais comuns encontram-se de seguida.

 

  1. Tenha um plano de exercícios

Encontrar tempo para exercício físico na rotina diária é muito mais simples do que muitos imaginam. Uma das formas de estudar o seu tempo e encontrar lacunas para preencher com actividade física é através da criação de um plano de exercícios. Através do uso desse plano, existe maior probabilidade de não deixar passar os compromissos com a nova actividade.

Imagine que, na segunda-feira, entra uma hora mais tarde no seu trabalho. Pode acordar no mesmo horário e aproveitar essa hora para ir ao ginásio ou fazer uma corrida matinal.

 

  1. Aproveite pequenos momentos

Uma excelente forma de incorporar exercício físico na rotina é através dos pequenos momentos. Uma atitude que pode ser tomada quanto a esses momentos é, por exemplo, ir a pé para o trabalho e deixar o carro em casa. Se preferir, pode usar a bicicleta. Desta forma está a converter o tempo que desperdiçava em viagens de carro ou transportes públicos em actividade física.

 

  1. Use a hora de almoço

O que parece uma loucura pode, realmente, ser uma excelente forma de introduzir o exercício físico na rotina. As horas de almoços, geralmente, têm a duração de uma hora, portanto porque não procurar se existe um ginásio perto de si ou aproveitar uma caminhada? Esta é uma excelente alternativa se comparar com ficar sentado a almoçar uma sandes.

Se fizer uma média de 30 minutos de treino e tomar um duche de 5 minutos – caso tenha possibilidade –, sobram-lhe uma média de 20 minutos, caso desconte as viagens até ao local de treino. Em 20 minutos pode almoçar uma deliciosa salada de batata doce e voltar ao trabalho.

Esta técnica, além de ajudá-lo a rentabilizar o tempo, também será uma excelente forma de recuperar energias após uma manhã de trabalho intenso.

 

  1. Faça exercício em grupo

7 Formas de Incluir Exercício Físico na Rotina
  • Facebook
  • Pinterest
  • Tumblr

Faça um grupo de exercício pois essa será uma excelente forma de integrar exercício físico na rotina diária. Estar em contacto com pessoas que partilhem os mesmos objectivos ou a mesma paixão é uma excelente forma de permanecer motivado.

Uma outra vantagem surge quando falta motivação para treinar. A si pode faltar, mas ao seu colega não lhe falta e, dessa forma, ele irá motivá-lo a sair e ir treinar. Quanto maior for o grupo, maior será a probabilidade de alguém o motivar a cumprir o seu objectivo.

Esses grupos podem ser ligados a desportos, como futebol, mas também a aulas ou treinos de ginásio. Se quer continuar com o seu objectivo em pé, use esta estratégia.

 

  1. Faça exercício em casa

Com a chegada do tempo frio, a probabilidade de ficar em casa será maior. Muitos dos programas de exercícios são abandonados nesta época do ano. Para evitar que tal ocorra consigo, exercite-se em casa.

Graças aos avanços da tecnologia é possível exercitar-se em casa com o auxílio de vídeos online ou DVD’s. Pode encontrar exercícios de todos os tipos, mais ou menos localizados. Alguns necessitarão de material especializado, outros irão trabalhar com o peso do seu corpo, oferecendo excelentes resultados. Não existe desculpa para não treinar!

 

  1. Use a competição

Encontrar tempo na sua rotina para dedicar à actividade física é simples, mas nem sempre existe motivação para tal. Portanto, uma das formas de o fazer, é mantendo-se motivado. Uma excelente forma de manter a motivação durante o processo é o uso da competição.

A competição, na sua maioria, é conseguida em desportos colectivos, no entanto, essa não tem que ser realizada, apenas, contra outras pessoas, pode ser realizada contra si próprio. Supere-se a cada treino. Registe a evolução do seu trabalho. A competição pode ser a melhor solução para manter o exercício físico na rotina.

 

  1. Acima de tudo, mantenha-se activo

O importante é, apenas, integrar exercício físico na rotina. Se não se exercitar por uma hora, exercite-se por 30 minutos. Se não conseguir, faça 15 minutos. Existe, inclusivamente, um método para o ajudar a manter-se activo nos dias de preguiça, o Método Kaizen.

 

Em que consiste o Método Kaizen?

O Método Kaizen consiste em, nos dias de preguiça, focar-se na actividade, neste caso física, durante um minuto. Um minuto passa depressa e, de certo, não terá tanto problema em começar se souber que apenas estará um minuto em actividade, certo?

A conclusão a que se chega é que, após o minuto, existem dois caminhos possíveis: ou estará motivado o suficiente para fazer 5 minutos seguidos – ou mais – ou terminará nesse minuto. Seja qual for a escolha, não se sentirá culpado por não fazer a actividade física e, no dia seguinte, estará motivado para voltar a treinar.

 

Com os sete truques acima, conseguirá incorporar o exercício físico na sua rotina diária. Não se esqueça de adaptar todos os truques ao seu caso em específico e pratique, sempre que necessário, o Método Kaizen. Lute e alcance o estilo de vida fit que sempre desejou.

Tags:
Fitgress
Fechar Modo Cozinha
Já viste as coisas boas que o Fitgress tem no feed? INSTAGRAM
X

Pin It on Pinterest