O que é sinónimo de um corpo mais saudável? Uma pele mais bronzeada? Peso dentro da média?
Nos dias de hoje, dado o sedentarismo que nos assola, tanto no trabalho como nas escolas, ter um corpo são pode parecer complicado. Ainda para mais quando a este estilo de vida juntamos uma má alimentação, muito por culpa dos vários tipos de comida pré-confeccionada, refrigerantes, entre outros.
Fazer exercício físico é uma óptima solução para equilibrar a balança e, quem sabe, a mudança de hábitos alimentares também poderá ocorrer. Há uma outra força que nos faz evitar aquele bolo de chocolate após uma corrida, não é verdade?
Correr é um dos melhores exercícios para queimar calorias e gordura que existe. Com a corrida podes atingir excelentes resultados, não só a nível de auto-estima, pois as mudanças no teu corpo assim ajudarão, mas também a nível de saúde física e mental. E ser saudável deverá ser uma prioridade!
Ainda não estás convencido? Aqui vão 30 razões para começares a correr.
1. Podes Fazê-lo em Qualquer Lugar
Corre. Quer seja na passadeira no ginásio ou no parque, é fácil correr meia dúzia de quilómetros. Melhor ainda: Aperta os cordões e corre nas tuas próximas férias, descobrindo um novo local de forma diferente.
2. Faz Novos Amigos
Farto/a de conhecer pessoas em bares? Procura quais os grupos de corrida que há na tua cidade e junta-te a pessoas que têm o mesmo objectivo que tu – correr.
3. Poupa Algum Dinheiro
Esquece a roupa desportiva cara ou a mensalidade do ginásio. No que toca à corrida, tudo aquilo que precisas é do calçado adequado.
4. Vai Menos Vezes ao Médico
As maçãs e as laranjas não são as únicas a evitar uma ida ao médico. Pessoas activas têm uma menor probabilidade de contrair cancro do cólon. No que toca às mulheres, as que praticam exercício físico intenso como a corrida reduzem o risco de contrair cancro da mama em 30%.
5. Come Mais Hidratos
Aqui está uma desculpa para comeres mais espaguete. Durante o treino intenso (como a preparação para uma corrida), aumentar o consumo de hidratos pode ajudar a melhorar a tua performance. Para além disso pode ainda melhorar o teu humor durante corridas mais difíceis.
6. Mantém a Corrida Interessante
Esquece as corridas aborrecidas à volta da pista. O treino intervalado ajuda a acelerar o metabolismo e a melhorar o desempenho cardiovascular. Para além disso, estudos mostram que pessoas que fazem treino intervalado divertem-se mais e é mais provável que continuem a correr.
7. Vive Mais Anos
Os corredores não só têm menos incapacidades como permanecem mais tempo activos do que as pessoas sedentárias. Isto já para não falar que vivem mais anos. Mesmo que a frequência semanal com que corremos diminua com a idade, os benefícios para a saúde continuam.
8. Torna-te Primário
Parece que Bruce Springsteen tinha razão: Nós fomos feitos para correr. Correr transformou-nos de macacos a humanos e era usado pelos nossos ancestrais para iludir as presas.
9. Sente o Ardor
Uma pessoa que pese 75 kgs pode queimar mais de 800 calorias numa hora.
10. Bring Sexy Back
Ter um corpo de corredor pode dar-te um boost de confiança na cama e a prática de exercício físico regularmente pode ajudar na flexibilidade. Para além disso, vai-te deixar mais predisposto/a, aumentando o teu libido.
11. Boost na Memória
O exercício físico é uma forma de manter a mente activa. Correr pode ajudar a reduzir os sintomas de demência e proteger o cérebro contra o Alzheimer. Isto é aplicável mesmo nos casos de historial médico na família.
12. Vê o Lado Positivo
As pessoas activas vêm o copo como meio cheio, mesmo depois de terem feito uma corrida muito dura.
13. Ganha um Brilho Natural
Acredites ou não, fazer exercício físico e transpirar pode aliviar os poros das impurezas. Uma sessão consistente de treino (que te faça suar bastante) pode aumentar os óleos naturais, mantendo as coisas frescas e saudáveis. (Para as pessoas que usam maquilhagem, não se esqueçam de a remover antes da actividade física e lavar a cara! 🙂 )
14- Melhora a Tua Autoestima
Precisas de mais uma desculpa para seres saudável? As pessoas que correm ao ar livre e em contacto com a natureza mostram uma maior autoestima pós-treino. Isto quando equiparadas com aquelas pessoas que só têm coisas desagradáveis para observar (por exemplo as pessoas que correm nos ginásios e vêm as notícias na televisão).
15. Fica Estável
Corredores mais velhos mantêm melhor o equilíbrio do que os não-corredores, protegendo joelhos e tendões no processo. Contudo deves ter cuidado em não exagerares. O exercício em demasia pode levar a lesões por stress e perda óssea.
16. Baixa a Pressão
Correr é uma forma natural de manter a pressão sanguínea alta e rápida. Os exercícios de força podem ajudar a baixar a pressão arterial quando combinados com a corrida.
17. Ajuda a Ter Ossos Mais Fortes
O treino de resistência é incrível, mas a corrida pode ajudar a ter ossos mais fortes do que qualquer outro desporto. Correr ajuda a ganhar músculo, músculo esse que os exercícios de baixo impacto ignoram. Deste modo, apesar do envelhecimento dos ossos, estes continuam saudáveis.
18. Boost de Energia
Sentes-te preguiçoso? Tenta optar por um jogging em vez de estares no sofá deitado. Uma só corrida pode aumentar a energia e diminuir a fadiga.
19. Leva o Teu Amigo Patudo
Os cães são os melhores amigos do homem por alguma razão. Podem ser o teu melhor parceiro de treino. Pega na trela e leva o teu cão para um novo tipo de divertimento.
20. Fortalece o Core
Um core forte melhora a postura, fortalece os membros e ajuda a que as actividades do dia-a-dia sejam mais fáceis. E, quer sintas quer não, a corrida fortalece todos os músculos importantes. Tens ainda o bónus de, caso tenhas um core sólido, a tua performance ser melhor.
21. Dorme Melhor
Os corredores têm a tendência de estabelecer rotinas de sono de modo a terem uma melhor performance. Melhor ainda: correr melhora a qualidade do sono, que se traduz num melhor descanso durante toda a noite.
22. Fá-lo Todo o Ano
Podes sempre correr, independentemente da meteorologia – tem somente atenção ao tipo de equipamento que utilizas. Mesmo que as temperaturas ainda não sejam as mais adequadas, podes optar pela passadeira.
23. Ouve Música Para Acelerares
Mete os headphones quando vais correr e aumenta a velocidade da tua corrida. A música vai-te dar o boost de energia que muitas das vezes precisas para te motivar.
24. Avalia os Teus Objectivos
Estudos sugerem que pessoas que estabelecem e atingem (ou superam) objectivos são mais dedicadas ao exercício físico. Estas mesmas pessoas estão mais satisfeitas com as suas rotinas de exercício do que aquelas que não têm quaisquer objectivos. Quem não se sente feliz por alcançar objectivos da sua lista de ‘desejos’?
25. Mostra ao Teu Coração Algum Amor
Pessoas que correm somente uma hora por semana reduzem o risco de doença cardíaca para cerca de metade. Isto quando comparadas com pessoas que não correm. E para aqueles que já fazem o tempo recomendado de exercício semanal – 150 minutos de treino moderado a intenso – uma corrida extra baixa o risco de doença cardíaca. Contudo tem cuidado para não sobrecarregares o teu corpo, fazendo mais mal do que bem.
26. Afasta o Stress
Pronto para correr? Em vez de fazeres maratonas a ver programas sem qualquer conteúdo, tenta correr uma maratona realmente. Não só vai melhorar o nível de serotoninas como também pode ajudar a remodelar o cérebro. Isto vai tornar o cérebro mais calmo e mais resistente ao stress.
27. Sê Só Um Com a Natureza
Queres sentir a relva nos teus pés? Opta por uns ténis mais rasos e finos ou então por não usares nada de todo, como numa corrida na praia. Certifica-te somente que o piso não te provoca qualquer tipo de lesão.
28. Aumenta a Estamina
Correr regularmente melhora a estamina, tornando os exercícios mais produtivos e agradáveis.
29. Chega Lá Mais Rápido
Em vez de uma caminhada de lazer, opta por um jogging pelas redondezas. Vais queimar mais calorias durante o mesmo período de tempo.
30. Soa Como Um Profissional
Sabe mais acerca da corrida, lendo livros acerca desta temática ou consultando blogues com dicas que podem ser úteis.
Ready, set, run!