Actualmente sabe-se que a maioria da população consume açúcar em excesso. Quando temos desejos de comer algo doce, é muito difícil evitar a ingestão de açúcar.
Há, porém, algumas alternativas mais saudáveis tais como o mel, o açúcar de coco e a stevia. Mas neste artigo a ideia é dar mais um passo e mostrar-te snacks sem açúcar adicionado.
Desde tartes a mousse, aqui ficam 7 receitas de sobremesas sem açúcar adicionado.
1. Gelado de Pêssego Caseiro
Esta sobremesa de fruta não só não tem açúcar adicionado como não utiliza processos industriais de fabrico. Como isso não bastasse, são usados somente dois ingredientes e nenhum deles contém lactose.
Ingredientes: 2 latas de pêssego congelado e 1/4 copo de leite de coco
Tempo de preparação: 10 minutos
Preparação:
- Coloca os pêssegos congelados na liquidificadora e mistura bem até ficarem em polpa
- Adiciona o leite de coco e mistura até ficar cremoso e com uma textura suave
- Coloca o gelado nas taças para servir e adiciona pedaços de pêssego e menta a gosto.
2. Tarte de Maçã Sem Açúcar
Queres impressionar os teus convidados sem ficares stressado? Esta tarte de maçã deve ser suficiente. Parece complicado mas a massa pré-feita, a camada única e o molho de maçã tornam-na super fácil de confeccionar.
Ingredientes: 1 embalagem de massa areada (procura uma com poucos aditivos); 4 chávenas de maçã descascada e laminada; 1,5 colheres de chá de canela; 2 colheres de sopa de sumo de limão; 1/4 chávena de molho de maçã sem açúcar; 1 colher de sopa de farinha maizena
Tempo de preparação: 50 minutos
Preparação:
- Pré-aquece o forno a 180ºC.
- Unta uma forma de tarte com manteiga.
- Coloca a massa na forma, moldando-a ao recipiente. De seguida coloca a forma no frigorífico.
- Numa taça grande, mistura a maçã laminada, a canela, o sumo de limão, o molho de maçã e a farinha maizena.
- Coloca a mistura na forma. Se quiseres que a tarte tenha um ar mais composto, ordena a maçã de forma padronizada.
- Leva ao forno durante 35 a 40 minutos, ou até o topo da tarte ficar dourado.
- Deixa arrefecer completamente e depois serve.
3. Bolo de Chocolate Saudável
Bolo de chocolate sem açúcar? É possível quando utilizamos chocolate de culinária sem açúcar. Misturado com ovos e óleo de coco, estes alimentos doces tornam o bolo doce sem qualquer tipo de açúcar adicionado.
Ingredientes: 200gr de chocolate de culinária sem açúcar ou chocolate preto (70% de cacau no mínimo); 1 colher de chá de chocolate em pó sem açúcar; 1/2 colher de chá de fermento; 1/4 de chávena (aproximadamente 200gr – 10 unidades) de passas; 3 ovos classe L; 1/4 de chávena de óleo de coco; 1 colher de chá de extracto de baunilha
Tempo de preparação: 45 minutos
Preparação:
- Pré-aquece o forno a 180ºC.
- Numa liquidificadora coloca o chocolate, o chocolate em pó e o fermento até ter uma textura areosa.
- Adiciona as passas, os ovos, o óleo de coco e o extracto de baunilha.
- Coloca a mistura numa forma quadrada (20x20cm).
- Leva ao forno durante 25 minutos ou até o palito vir sem bolo agarrado.
- Deixa arrefecer o bolo antes de servir.
4. Barras de Tâmaras Sem Glúten
Há uma razão para as barras de tâmara serem chamadas de “doce da natureza”. A razão passa por serem extremamente doces sem terem qualquer tipo de açúcar adicionado. Estas barras utilizam ao máximo a fruta, utilizando-a para fazer a camada envolvente e do topo. Uma pitada de sal marinho adiciona o sabor ligeiramente salgado e as nozes dão-lhe o sabor estaladiço.
Ingredientes: 1ª camada – 1 chávena de flocos de aveia (dividida em dois); 1/2 chávena de coco ralado (sem açúcar adicionado); 5 tâmaras; 1/2 chávena de nozes; 1/4 colher de chá de sal marinho; 1/2 colher de chá de fermento; 2ª camada – 1 ovo classe M; 2 colheres de sopa de linhaça; 1/4 chávena de óleo de coco; Cobertura – 15 tâmaras; 1 colher de chá de sumo de limão; 1/4 colher de chá de sal marinho
Tempo de preparação: 40 minutos
Preparação:
- Pré-aquece o forno a 170ºC.
- Adiciona 3/4 de chávena de flocos de aveia na liquidificadora. Mistura bem até a aveia formar uma farinha.
- Adiciona o coco e as tâmaras. Para facilitar a mistura, corta as tâmaras em quatro. Depois mistura bem até ficar uma pasta.
- Adiciona os outros 3/4 da aveia juntamente com as nozes, o sal marinho e o fermento. Mistura bem até as nozes estares partidas mas sem que estejam desfeitas.
- Numa taça pequena mistura o ovo com a linhaça e o óleo de coco. Coloca esta nova mistura na liquidificadora e mistura tudo muito bem.
- Guarda 1/2 de chávena de aveia para utilizar como topping.
- Forra um tabuleiro com papel manteiga. Coloca o resto da mistura com a aveia no tabuleiro e pressiona de modo a criar uma camada homogénea.
- Passa por água a liquidificadora e adiciona os ingredientes da segunda camada (ovo, linhaça e óleo de coco). Mistura até as tâmaras ficarem desfeitas. Depois torna a misturar tudo durante 3-4 minutos até as tâmaras ficarem cor de caramelo.
- Com cuidado, espalha a segunda camada no tabuleiro. Se tiveres as mãos húmidas é mais fácil manuseares esta camada de modo a não “pegar” à de baixo.
- Espalha a restante 1/2 chávena de flocos de aveia por cima.
- Leva ao forno durante 18 minutos.
- Para melhores resultados, deixa arrefecer totalmente antes de fatiares.
- Para conservar as barras, utiliza o frigorífico.
5. Pudim de Chia
Quando a maioria dos pudins são demasiado doces, esta receita com chia tem um sabor muito mais subtil. O leite de coco e os gomos de clementina adicionam açúcar natural suficiente.
Ingredientes: 2 colheres de clementina descascada (pode ser usado qualquer outro citrino); 400ml de leite magro de coco; 1/2 chávena de sementes de chia preta; 1 chávena de coco ralado sem açúcar.
Tempo de preparação: 10 minutos (+ 4 horas no frigorífico)
Preparação:
- Pré-aquece o forno a 170ºC.
- Coloca os gomos de clementina e o leite de coco numa liquidificadora. Mistura durante pelo menos 2 minutos ou até estar completamente suave.
- Coloca a mistura numa taça grande e adiciona as sementes de chia. Mexe para misturar bem e coloca tudo no frigorífico durante pelo menos 4 horas.
- Para torrar o coco ralado, espalha-o num tabuleiro previamente forrado com papel manteiga. Leva ao forno durante 5-7 minutos ou até que estes fiquem dourados. Tem cuidado para não queimares o coco e vai verificando qual a sua tonalidade.
- Para servir, coloca o pudim em copos e espalha o coco no topo.
6. Mousse de Chocolate e Abacate
Quem precisa de natas e açúcar quando tâmaras e abacate podem servir perfeitamente para fazer uma mousse de chocolate? Com 0% de açúcar adicionado e com uma grande percentagem de gordura saudável, esta não é somente a sobremesa perfeita. É também uma boa alternativa para o pequeno-almoço.
Ingredientes: 1 abacate grande e maduro; 3 tâmaras; 1 colher de sopa de cacau em pó (bastante generosa); 1/8 colher de chá de extracto de baunilha; 1/8 colher de chá de canela; 1/4 chávena (50ml) de leite de amêndoa (ou água de coco); sal marinho qb.
Tempo de preparação: 10 minutos
Preparação:
- Descasca, tira o caroço e retira o interior do abacate.
- Coloca as tâmaras debaixo de água quente até ficarem suaves. Retira a casca das tâmaras.
- Adiciona todos os ingredientes numa liquidificadora e mistura até ficar uma pasta. Adiciona mais água se necessário.
- Podes usar como topping cacau em pó, ou até mesmo adicionar fruta.
7. Biscoitos de Passas e Canela Sem Açúcar
Certifica-te que as tuas passas e a manteiga de amendoim não têm açúcar adicionado. O leite de amêndoa torna os biscoitos sem glúten, o óleo de coco torna-os vegan.
Ingredientes: 2 chávenas de passas; 3 chávenas de leite de amêndoa; 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim; 1/4 chávena de óleo de coco; 2 colheres de sopa de água; 1/2 colher de chá de canela; 1/2 colher de chá de gengibre; 1/8 colher de chá de noz-moscada; 1/8 colher de chá de cravinho; sal qb.
Tempo de preparação: 40 minutos
Preparação:
- Numa taça média, aquece 3-4 chávenas de água no microondas durante 3 minutos. Adiciona as passas e deixa-as inchar durante 5-10 minutos.
- Escorre as passas e coloca-as numa liquidificadora. Mistura até formar um puré durante cerca de 2 minutos. Adiciona os restantes ingredientes e mistura bem até criar uma pasta homogénea.
- Utilizando uma colher, retira uma porção e forma uma bolinha. A pasta é muito pegajosa por isso o ideal é teres as mãos húmidas. Coloca-a as bolinhas num tabuleiro forrado com papel manteiga. Separa-as com cerca de 2 centímetros entre elas. Com uma espátula, espalma-as ligeiramente.
- Cozinha durante 15-20 minutos até o topo ficar dourado. A parte inferior tem tendência a ficar castanha por isso vai verificando após os 15 minutos.
- Deixa arrefecer durante uns minutos e depois coloca os biscoitos num recipiente fechado. Isto irá conservá-los durante uns dias. Se queres que durem mais tempo que isso, coloca-os no frigorífico.